Instituições portuguesas

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco

Fundado em 3 de novembro de 1850, o Gabinete é uma instituição sem fins lucrativos que busca unir portugueses e brasileiros em torno da cultura de seus países. Com um acervo de cerca de 60.000 volumes, ele recebe cerca de 100 visitantes por dia, que podem consultar os livros gratuitamente.

Vicente Miranda

Presidente

Clube Português do Recife

Fundado em 1934, o Clube Português do Recife surge como um espaço de reunião de  todos os portugueses e luso-descendentes num ambiente propício à cultura física e ao desenvolvimento social. Hoje conta com uma estrutura completa de esportes, lazer e eventos.

Luiz Vilella

Presidente 

Clube do Barrozo

 O Clube Esportivo Almirante Barrozo foi criado pela comunidade portuguesa, residente na capital pernambucana como mera atividade de entretenimento para os jovens portugueses que migravam em busca de uma oportunidade de trabalho. Aos poucos, o clube criou corpo e hoje seu nome faz parte da história do remo em Pernambuco. Hoje o clube mantém o museu do remo e os encontros mensais voltados para a comunidade luso-brasileira, descendentes e amigos - a famosa sardinhada.

Eduardo Pinto

Presidente 

Sociedade Eça de Queiroz

Fundada como Clube de Amigos de Eça Queiroz, a Sociedade prima pelo estudo e divulgação da obra literária e da vida do escritor português José Maria Eça de Queiroz. A entidade realiza reuniões trimestrais com os “Jantares Ecianos”, encontros lítero-grastronômicos já incorporados à tradição cultura do Recife. A Sociedade também mantém espaço quinzenal no “Diario de Pernambuco”, página de Opinião, há dezessete anos, assinado por Dagoberto Carvalho Jr. 

Dagoberto Carvalho Jr.

Presidente 

Câmara Brasil Portugal

Fundada em 1995, a Câmara Brasil Portugal – Pernambuco é uma associação civil, sem fins lucrativos, fruto da disposição de um forte grupo de empresários em contribuir com a aproximação dos mercados Brasil e  Portugal e compartilhar informações necessárias a ambos os países no intuito de fomentar inovadores empreendimentos no Estado de Pernambuco.

Armênio Dias

Presidente

Hospital Português

O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco é hoje o mais completo centro de excelência médica do Norte e Nordeste do Brasil, sendo o de maior complexidade e o mais bem equipado destas regiões, nos serviços médicos e na hotelaria que oferece aos clientes.

Alberto Ferreira da Costa

Provedor