Strict Standards: Declaration of ezSQL_mysql::query() should be compatible with ezSQLcore::query() in /home/comunidadept/comunidadeportuguesape.com.br/utils/classes/ezsql/mysql/ez_sql_mysql.php on line 0

Strict Standards: Declaration of ezSQL_mysql::escape() should be compatible with ezSQLcore::escape() in /home/comunidadept/comunidadeportuguesape.com.br/utils/classes/ezsql/mysql/ez_sql_mysql.php on line 0
A Comunidade

Biografia


O Conselho da Comunidade Portuguesa de Pernambuco surgiu enquanto entidade formal no ano de 1935, quando foi criado o seu estatuto. Porém, sua existência remonta desde as primeiras reuniões dos portugueses de origem residentes do Estado, dentre eles pessoas ligadas ao comércio, bancários e empresários do segmento da construção civil. Segundo consta em documentos e registros escritos, tais portugueses achavam que deveriam se reunir periodicamente para discutir temas ligados à comunidade. Esses assuntos envolviam não apenas os interesses dessas pessoas em questão, mas também os de outros compatriotas com menores condições. 

E assim permanece até hoje. Atualmente o Conselho atua enquanto entidade representativa, que congrega todas as demais entidades Portuguesas sediadas em Pernambuco. É o caso do Hospital Português, Clube Português, Clube Almirante Barrozo, dentre tantas outras. 

Outro ponto importante é a ligação com Portugal, tanto para os portugueses de origem quanto para os luso-descendentes. Para isso, o Conselho da Comunidade procura integrar esses dois grupos em torno da cultura portuguesa e do convívio social. Assim, apóia as manifestações culturais de seu povo e procura difundi-las, realiza viagens à Portugal e promove eventos para reunir as famílias portuguesas e os amigos. 

Sua diretoria executiva é eleita de dois em dois anos pelos sócios ou conselheiros. Já a diretoria nomeada é escolhida pelo presidente eleito. Tais diretorias vêm sendo mescladas com portugueses e luso-descendentes, um grupo que não mede esforços quando o assunto é manter o sentimento de ligação à pátria portuguesa, bem como a preservação da cultura e a integração dos lusos que hoje vivem em território pernambucano. 


Desde 1990, atua fortemente em entidades de classe, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), onde por duas vezes ocupou a presidência no período de  1993 a 1995, e de 1999 a 2001.

Em 2004, foi eleito presidente da Fiepe, sendo reeleito em 2008, para o quadriênio (2008/2012). Reafirmando o compromisso da Federação com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco e do Recife, a cidade que abriga a sua sede, ele se preocupa sempre em desenvolver esforços para a geração de empregos e para a capacitação profissional

Côrte Real também faz parte do Conselho Deliberativo do Sebrae/PE; é presidente do Conselho Regional do SENAI/PE, do SESI/PE, do IEL/PE e delegado representante junto a CNI.

Atualmente, está licenciado de todos esses cargos.

Recentemente, ele integrou esforços para a instalação de projetos estruturadores no Complexo Industrial Portuário de Suape, como a construção do estaleiro, da refinaria de petróleo e de outras indústrias do ramo petroquímico. Com isso, seu trabalho tem contribuído bastante para o desenvolvimento do setor produtivo e para a melhora nas condições sócio-econômicas da população do Estado de Pernambuco.

Empresário e Engenheiro

Vicente Miranda Reis de Melo

Presidente


José Rodrigues de Paiva

Vice-presidente


Alexandre Souza Reis de Melo

1º secretário


André Rodrigo Matos Biondi

2º secretário


Ana Paula Tavares de Oliveira

1º tesoureiro


João Jorge Barbosa Marinho

2º  tesoureiro


Manuel Bastos Tavares de Oliveira

Presidente de honra

Pernambucano e Recifense

Eduardo Luiz Faria Pinto

Diretor de eventos


João Jorge Barbosa Marinho

Vice diretor de eventos


José Rodrigues de Paiva

Diretor cultural


João Virgilio Ramos André

Vice diretor cultural


Maria Gabriela B. Sales Valente

Diretora de divulgação


Cyntia F. Gottard Giestosa

Vice diretora de divulgação


João Virgilio Ramos André

Departamento jurídico


Alexandre Souza Reis de Melo

Karla Maria B. Pinto da Costa

Maria Carolina Valente

Maria Gabriela B. Sales Valente

André Bezerra Cavalcanti Marques

Gabriel Bezerra Cavalcanti Moitas

Coordenadores de jovens luso-brasileiros


Carlos M. Tavares D`Oliveira

Relações institucionais


Artur da Silva Valente

Diretor de patrimônio